jump to navigation

A Voz dos Pais

Aqui poderá colocar os seus comentários, sugestões, ideias ou reclamações. Estas serão analisadas e respondidas com a brevidade possível. Não somos profissionais mas estamos empenhados em ajudar o melhor possível.
listen.gif Experimente!

Comentários»

1. goncalp1 - 24 Setembro 2006

Numa iniciativa do Ministério da Educação para melhorar a leitura e o conhecimento da lingua portuguesa, foi aprovado pelo Conselho de Ministros a 1 de Junho de 2006 o Plano Nacional de Leitura. Pode consultar mais informação sobre este plano em http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/

2. goncalp1 - 7 Outubro 2006

Muito se tem falado sobre o Estatuto da Carreira Docente (ECD), mas nós “gente normal” temos tido alguma dificuldade emcompreender o que está em causa. Sugiro uma leitura a http://www.professores.pt/8.np3 para uma comparação do que vai mudar e depois tirem as conclusões por vós.

3. goncalp1 - 29 Outubro 2006

Vamos fazer um Magusto no Externato no dia 10, às 21:30.
Pretendemos que seja muito participado.
A Direcção oferece as castanhas, os sumos e a água-pé. De todos pedimos que tragam a boa disposição, a alegria, os provérbios e as quadras. Iremos ter artigos em exposição para venda e aceitaremos todas as contribuições para reverterem a favor da compra de alguns equipamentos em falta no pavilhão desportivo, como são os espelhos ou as barras para o ballet.
Estar é o mais importante, e traga um(a) amigo(a) para sermos mais.

4. PG - 26 Julho 2007

Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o
menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos.
Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são
simplesmente maus.

Extraído de um texto de Sócrates (470-399 a.C.).

5. goncalp1 - 6 Outubro 2007

Onde é que posso actualizar as minhas quotas de Associado?
Pode fazê-lo entrando em contacto com um elementos da direcção através do telefone do Externato, através do email apeeepenafirme@gmail.com ou mais simples com o Sr. José Teófilo, na portaria do Externato, funcionário e vice-presidente da nossa Associação.

6. Brinca Brincando - 9 Fevereiro 2011

Governo e escolas privadas chegam a acordo
por Agência Lusa, Publicado em 09 de Fevereiro de 2011 | 21.15h

O Governo e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) chegaram hoje a um acordo em relação às regras de financiamento dos contratos de associação e a uma redução gradual do número de turmas abrangidas.

Em conferência de imprensa no Ministério da Educação, a ministra Isabel Alçada revelou que os contratos serão assinados “por cinco anos, até nova avaliação das necessidades da rede pública”.

Segundo o acordo hoje assinado, 107 turmas deixarão de ser financiadas ao abrigo destes contratos no início do próximo ano letivo e outras 107 apenas em 2013/2014.

Um estudo encomendado pelo Ministério da Educação sobre a rede de colégios com financiamento público, divulgado na semana passada, propôs uma redução em 10 por cento do número de turmas financiadas: menos 146 turmas do ensino básico e menos 68 do secundário, num total de 214.

7. Nem Nem - 17 Fevereiro 2011

Usarem os Alunos para fazer “finca pé ao Governo” não é aceitavel. Porque é que não foram apenas os Professores e trabalhadores do externato em peso a ficarem lá a dormir? Esses sim vão ser os mais sacrificados.. cortes.. despedimentos.. etc.. os alunos.. esses.. vao passando.. melhor ou pior.. querem lá saber se o Externato vai ter 110 ou 80 ou 50 mil euros…. É a geração “nem nem” por isso não usem os alunos..!!!!

8. À Rasca - 12 Março 2011

Onde estava a Ass. SOS na manif do dia 12??? Ahhh pois é… eu tive la… vcs n!!!!

9. Paulo Gonçalves - 13 Março 2011

O acordo a que se chegou entre a AEEP e o Ministério é um acordo de rede por cinco anos, não de valores. Significa que o Governo cedeu e em vez de contratos anuais vão haver contratos por 5 anos.
Tentou manter os valores de 80.000€ mas o que ficou assinado foi de que o valor seráo mesmo que for entregue às Escolas Estatais. Esse valor vai ser feito por um estudo em curso pelo Tribunal de Contas após aprovação pela Assembleia da Republica e deverá ficar pronto até ao final de Junho de 2011.

10. Paulo Gonçalves - 4 Abril 2011

Caros Amigos,
Tivemos uma oportunidade muito interessante de ter connosco duas pessoas excepcionais, dirigentes do Fórum para a Liberdade de Educação, o Professor Fernando Adão da Fonseca e o Dr. Francisco Vieira de Sousa para nos falar, eu quase diria dar uma aula, sobre como a Constituição e vária legislação existente em Portugal e na Europa nos defende quanto àquilo porque os Pais dos Alunos deste Externato têm estado a lutar:
1. Por um lado, que nos respeitem e nos tratem da mesma forma que os Pais de outros Alunos de Outras Escolas, nem mais nem menos;
2. Que, respeitando a Lei, nos permitam colocar os nossos filhos a estudar onde nós acharmos melhor, pois é aos Pais que compete definir a educação a dar aos seus filhos.

Tivemos uma noite muito agradável, com bastantes interessados. O Padre Cerca foi o anfitrião e existiu algum espaço para perguntas e respostas.
Para os que estiveram, um abraço, para os que não estiveram, sentimos a Vossa falta.
PG

11. abaixo o socretino - 2 Junho 2011

Mais uma vez, lamentávelmente, A AP esteve mal no dia em que o socretino esteve em TV e levou resposta… desde avionetas e sei la mais o que.. enfim… tanto o pinocrates como os media nao perdoam…. e se o Externato perder € será por culpa tambem da AP e mov SOS…

Paulo Gonçalves - 2 Junho 2011

Boa tarde,
agradeço desde já o comentário que me merece uma resposta:
1. Sim, é esta a educação que damos aos nossos fihos. Ensinamo-los a lutar por aquilo em que acreditam e defender aquilo que é seu. Há Pais que consideram mais útil pagar por uma avioneta que publicita um serviço público de qualidade do que pelo serviço de transporte de Paquistaneses que nem sequer votam em Portugal.
2. “A AP esteve mal…” – é uma opinião, respeitável. O que não entendo é que hajam algumas pessoas que teimam em criticar o que a AP faz e não avançam com iniciativas. Vão haver eleições para os novos corpos sociais. Faça uma lista e concorra.
3. A Comunicação Social deu a cobertura eficaz, demonstrou que à violência se responde com o silêncio. O que mais irritou o candidato e alguns dos seus apoiantes foi o facto de NÃO TERMOS RESPONDIDO NA MESMA MOEDA.

Aceitamos criticas desde que acompanhadas por acções.

Sim, defendemos e continuaremos a defender o ensino público gratuito, porque sai dos nossos impostos.
Sim, defendemos e continuaremos a defender que o Tribunal de Contas publique quanto custa um aluno/ano no ensino público, com TODOS os custos incluídos e, já agora, antes e depois da intervenção da Parque Escolar.

12. Luis Marinho - 3 Junho 2011

PS volta a baixar nas sondagens.
Será que foi contributo de Penafirme?
Tenho recebido centenas de mensagens de apoio da comunidade de Penafirme, bem como de outras escolas.
Inspiro-me sempre no General Humberto Delgado.(General sem medo).
Luis Marinho

Puff - 6 Junho 2011

Pois… e dps mataram-no!!!

13. Ja tá - 6 Junho 2011

…e prontos… já tá!! Deixem agora os alunos trabalhar estudar e terem os exames sossegados…

“in Ionline”

O Presidente da República, Cavaco Silva, vetou o diploma que altera regulamentação do apoio do Estado aos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo.

A página oficial da presidência refere que o “presidente da República devolveu à Assembleia da República, sem promulgação, o Decreto nº 118/XI da Assembleia da República, que aprovou a «Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 138-C/2010, de 28 de Dezembro, que “regula o apoio do Estado aos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, procedendo à quarta alteração do Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 553/80, de 21 de Novembro”.

A decisão do veto prende-se com o facto de este não ter “sido aprovada qualquer alteração à norma habilitante ou ao seu regime”. Segundo o esclarecimento da presidência, o texto suscita “dúvidas sobre que alcance pretendeu o legislador atribuir a este diploma e sobre que efeitos concretos e reais poderia o mesmo ter na ordem jurídica, pelo que se considera que a Assembleia da República deve proceder a uma nova e adequada ponderação sobre o sentido e a utilidade do Decreto nº 118/XI “.

14. Paulo Gonçalves - 6 Junho 2011
15. NovoAno - 14 Setembro 2011

Esperemos que este ano a Ass. Pais e o Mov SOS tenha um comportamento melhor para depois no final a avaliação ser positiva. E tentem seguir o carro com o rumo certo.. afinal.. já existem GPS portateis com margem de erros aceitaveis… LOL..
Novo Ano.. Vida Nova.

Paulo Gonçalves - 14 Setembro 2011

Caro(a) Amigo(a), agradecemos a sua critica. A Associação de Pais somos todos nós. Se não concorda com o rumo que esta está a levar e tem as quotas em dia poderá no próximo dia 30 de Setembro fazer valer a sua voz. Poderá ainda fazer mais, poderá de acordo com os estatutos elaborar uma lista e concorrer às eleições. Nós temos vindo a dar o nosso melhor e temos tido muitas manifestações de orgulho e apreço pelo nosso esforço. Mas se não estivessemos disponiveis para escutar criticas teríamos ficado em casa nas últimas eleições. Uma saudação muito forte. Paulo Gonçalves


Deixe um comentário